quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Proposta - Texto Narrativo

Istepôs do meu core!
Segue a proposta de produção para vocês brincarem!
beijo, beijo!


TEXTO 1
Inspirados por programa americano de sucesso, jovens talentosos darão aulas em favelas do Rio
De todos os esforços que podem ser feitos para elevar a qualidade do ensino de um país, nenhum é tão decisivo quanto compor um corpo docente de qualidade. Este tem revelado um desafio persistente no Brasil, onde apenas 2% das estudantes, de ensino médio se interessam pelo magistério – e os que o fazem são justamente o que o fazem são justamente os que têm as notas mais baixas. Um ambicionista programa lançado na semana passada no Rio de Janeiro pode produzir um exemplo valioso de como transparente obstáculo. Trata-se da versão brasileira do Teach for America, inciativa que já se provou extremamente eficaz em atrair os melhores alunos de universidades de prestígio dos Estados Unidos, como Harvard e Yale, para lecionar nas piores escolas públicas americanas. Batizado de Ensinai!, o programa vai selecionar egressos de universidades de elite para dar aulas de reforço em escolas públicas municipais encravadas em algumas das mais violentas favelas cariocas. A um custo de 3.7 milhões de reais. financiados pelo setor privado, o Ensinai!! vai enviar quarenta jovens a quinze escolas a partir de 2011.
http://www.revistadigital.com.br/tendencias.asp?NumEdicao=574&CodMateria=5457

TEXTO 2
A falta de estrutura econômica do Brasil e os problemas sociais decorrentes dela são os principais causadores de um cenário, no qual os menos favorecidos perdem grandes oportunidades. O país seguiria com base nesta mesma fórmula se não fosse por brasileiros especiais, engajados em mudar a realidade. No Rio de Janeiro, o médico e professor Leopoldo de Meis se encarrega desta missão, desde 1990. Ele cria chances para adolescentes de baixa renda entrarem em contato com atividades científicas. Acreditando no potencial dessas pessoas, ele idealizou o projeto Jovens Talentosos.
“Me ocorreu que, dentro do Brasil, tem tantos jovens por esses morros afora, por esse interior afora, tanto Picasso, tanto Albert Einstein, tantos Prêmios Nobel perdidos. O problema é tentar pescá-los e puxar. É uma questão de estatística”, conta Leopoldo.
A iniciativa pretendia atrair talentos precoces e despertar neles o interesse pela ciência. O professor Leopoldo começou a mediar à relação entre os candidatos a futuros pesquisadores e os laboratórios. Mas percebeu que precisava de ajuda e recrutou os alunos de pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para que atuassem como monitores. A idéia deu certo. Hoje, o projeto tem subvenção federal e, atualmente, são 24 grupos de jovens talentosos, em 17 universidades pelo Brasil.
http://brasileiros.globo.com/programa/2010/07/30/professor-usa-a-ciencia-para-modificar-a-realidade-de-muitos-adolescentes-carentes/


TEXTO 3
Meu Mundo É O Barro
O Rappa

Moço, peço licença
Eu sou novo aqui
Não tenho trabalho, nem passe, eu sou novo aqui
Não tenho trabalho, nem classe, eu sou novo aqui

Eu tenho fé
Que um dia vai ouvir falar de um cara que era sóum Zé
Não é noticiário de jornal, não é
Não é noticiário de jornal, não é

Sou quase um cara
Não tenho cor, nem padrinho
Nasci no mundo, sou sozinho
Não tenho pressa, não tenho plano, não tenho dono

Tentei ser crente
Mas, meu cristo é diferente
A sombra dele é sem cruz, dele é sem cruz
No meio daquela luz, daquela luz
http://letras.terra.com.br/o-rappa/1315552/

PROPOSTA:
TEXTO NARRATIVO
• Imagine uma personagem que possua o desejo de criar, pesquisar e desenvolver habilidades e competências necessárias à inserção no mercado formal de trabalho;
• Crie um espaço social e econômico que dificulte o desenvolvimento da personagem;
• Defina decisões e atitudes que sua personagem deverá transpor para ser bem-sucedida profissionalmente;
• Não esqueça os elementos que compõem a estrutura de um bom texto narrativo!

Entregar até o dia 06/12!

Nenhum comentário:

Postar um comentário