Galerinha,
Serei direta: quem não foi ao teatro dos livros perdeu um super espetáculo. Estava muito divertido. Afinal, rever (prefiro acreditar que seja rever e não ver!) o enredo das obras rindo é sempre bom, não? Perguntem a quem foi, estava muito legal.
Mas, para quem perdeu, não se preocupe. Além de acontecerem outras sessões, trabalharemos em sala cada um dos livros, ok?
O único fato triste fica por conta da infraestrutura. Meu querido aluno do Meridiano, o Pedro, não pode escolher um bom lugar para assistir ao espetáculo porque o espaço não permitia locomover cadeira de rodas. Considero inadmissível que cenas lamentáveis como essa ainda ocorram. Confesso que fico bastante triste diante dessas situações...
Vamos lá, ao trabalho!
Antes, quero mais uma vez agradecer a todos pelo carinho! Nossa, quanta honra, vários depoimentos no Orkut... Tô chique! Hehe Valeu “estepôs do meu core!”
Para começar nossa troca de informações, segue a primeira proposta de produção de texto (para os atrasado que ainda não entregaram. Lembrando: prazo máximo de entrega se encerra amanhã).
Um grande beijo e uma ótima semana a todos!
E ” vamoquevamo!”.
“Aracauê”, hehe (quem sabe, sabe!)
Beijos
“Tia” Josi (recheio) Eita que é apelido que não acaba mais, sô (Mais mineiro que o Sorôco de "Primeiras Estórias").
PRODUÇÃO TEXTUAL
Proposta 01
Profª. Josi
Unidade Biguaçu
Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema A participação da juventude na política brasileira, como os jovens se apresentam – ou não - visando à ação social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione coerentemente argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
TEXTOS:
No dia 3 de outubro, 135.804.433 eleitores sao aguardados nas urnas para escolher deputados estaduais, federais, senadores, governadores e o novo presidente da Republica – um aumento de 7,8% em relacao a 2006. A novidade e a queda no numero de votantes com 16 e 17 anos – faixa etaria que pode votar, mas nao e obrigada. Eles eram mais de 2,5 milhoes em 2006, chegaram a 2,9 milhoes nas eleicoes municipais de 2008 e, agora, sao 2,3 milhoes.
www.jusbrasil.com.br/.../os-jovens-mais-distantes-das-urnas
Em um passado não muito distante, esse desinteresse do jovem pela política era de proporção muito insignificante. Os jovens tiveram grandes combates estudantis que começaram com as manifestações pela abolição da escravatura, passaram pelas que se insurgiram contra a ditadura do Estado Novo, foram derrotados em 1968, ressurgiram no movimento pela
anistia e viveram dias de gloria na campanha pelas “Diretas Já”, ate chegarem a seu momento de maior gloria, que foi a participação efetiva para a saída do ex-presidente da republica Fernando Collor de Mello por corrupção milionária.
www.odiario.com/opiniao/.../o-jovem-e-a-politica.html
Os jovens não estão sentindo-se estimulados a votar pelo descrédito que os políticos passaram a ter. Isso tudo exige de nos um trabalho de conscientização da importância do voto e do exercício da cidadania para transformar a sociedade. Não podemos criar uma geração de pessoas desinteressadas pela política.
Ophir Cavalcante, presidente da OAB, www.jusbrasil.com.br/.../os-jovens-mais-dista ntes-das-urnas
Esse quadro gera sensação de incerteza em relação ao futuro. Com o afastamento dos jovens, perde-se, com certeza, um possibilitador de mudança.
Pedro Roberto Jacobi, professor titular da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo)
O jovem precisa manter o idealismo, tem de perceber que nos só poderemos ter melhores dias a partir da escolha conscientizada de nossos representantes. Por isso, eles são uma forca e precisam realmente estar engajados politicamente, comparecendo as eleições e escolhendo os representantes.
Marco Aurélio Mello, ex-presidente do TSE, www.fiepr.org.br › ... › Notícias < span style=”color: #767676;”>
JOVENS QUE NAO VOTAM
Estou no 3.o ano, atrás de outras coisas e não estou muito ai pra isso. Estou correndo atrás da faculdade. Me informei sobre política porque e ano de vestibular, mas só pra isso.
Ricardo Hanyu Jr, 17 anos, São Paulo
Não vou votar porque não e obrigatório e eu não tenho nenhuma confiança nesses políticos. Já apareceu tanta gente ai que não fez nada que, se for para votar e continuar tudo do mesmo jeito, prefiro ficar de fora.
Charles Santos, 16 anos, Rio de Janeiro, jovem.ig.com.br/.../adolescentes+nao+votam+por+preguica+desinteresse+e+falta+de+tempo+9545345
Não me considero atraído pela política porque vejo que ela pouco chama o jovem pra discutir o que interessa. Não há uma dinâmica direcionada aos jovens. – observa o estudante de
medicina da faculdade UNIRG, Heber Milhomem Silva.
www.dialogosuniversitarios.com.br/pagina.php?id=2404
Nenhum comentário:
Postar um comentário